quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cultura

Cisne Negro - 2010


Darren Aronofsky, diretor do filme cult Réquiem para um sonho e de O lutador, lançou no final do ano passado sua nova produção, o filme Cisne Negro, que conta a história de uma bailarina que tem lidar com o seu lado mais obscuro para alcançar a excelência em sua dança. Magistralmente interpretado por Natalie Portman e com um elenco excelente que conta com Vicent Cassel, Mila Kunis e Barbara Hershey, o filme mistura suspense e drama psicológico. Portman é a grande favorita para o Oscar de Melhor Atriz desse ano.
Este filme vale a pena pagar para ver no cinema!


Assista ao trailer:




O vencedor - 2010


O vencedor filme de David O. Russel, com Mark Wahlberg, Cristian Bale, Melissa Leo e Amy Adams, conta a história de um boxeador (Wahlberg) que tenta ser campeão e que para isso tem que lidar com sua família, no mínimo, complicada. Para começar, acredito que filme de boxe já deve ser um gênero cinematográfico a parte nos Estados Unidos: os filmes tem suas características, fórmulas, estilos de filmagem e histórias muito parecidas. 

O vencedor, para variar, é mais uma história de superação. Mas apesar de abusar das fórmulas e dos clichês, o filme surpreende por seu roteiro que destaca a família como centro do seu drama e comédia (o filme tem partes bem engraçadas). Ele é extremamente bem sucedido, ao mostrar de forma completamente desglamurosa (se é que essa palavra existe) tudo o que envolve a ascensão de um lutador. O filme não acrescenta nada ao gênero, mas é uma diversão saudável. 

O elenco é com certeza uma das melhores coisas do filme. Tirando, claro, Mark Whalberg que só consegue entregar uma atuação digna com muito esforço, se espremer muito. Acho que ele gastou tudo nos Infiltrados, que nem é uma atuação lá grandes coisas. Ele não convence em nenhum momento no filme, o espectador (pelo menos eu) nunca cheguei a acreditar no personagem dele. Mas, como disse, o filme tem outros interesses, o boxe é, no final das contas, o fator menos empolgante do filme. 

Melissa Leo arrasa, já tinha gostado dela em Frozen River. Tinha uma certa preguiça com Christian Bale e do desespero dele de mostrar que é um bom ator (e ele realmente é). Tenho certeza que ele está atrás do Oscar faz tempo. Nesse filme ele faz por merecer. Ele está fantástico, o filme é dele. Provavelmente, Leo também levará o Oscar de coadjuvante esse ano.

Assista ao trailer:



Um comentário:

  1. Quem dera se eu soubesse de política o tanto que este cara sabe de cinema...rs. Vc sabe mto, merece tudo de bom. Te amo meu amigo. Bjos.

    ResponderExcluir