quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O MERCADO DE TRABALHO E A QUALIFICAÇÃO

Quem nunca passou por dificuldades ou não viu alguém sem trabalho? 

Provavelmente quase ninguém!

Antes, o grande problema era encontrar uma oportunidade, uma vaga de emprego, uma saída para a crise pessoal. Hoje, essa dificuldade diminuiu, mas outro grande problema tomou forma - a falta de qualificação profissional.

Em um País de grandes proporções e diferenças culturais tão marcantes como o Brasil, as exigências por habilidades, competências e qualificação tornaram-se uma pedra no sapato de todos aqueles que buscam uma oportunidade. E não é por falta de formação acadêmica ou cursos especializados e/ou técnicos. A grande questão hoje é que o profissional, além de ter toda a carga de formação, precisa trazer outros conhecimentos e habilidades que não são ensinados na escola.

Faça um teste: abra um site especializado e procure oportunidades com o seu perfil. Ao encontrar uma oportunidade na sua área de atuação, confronte as exigências com as suas experiências e veja se você preenche todos os requisitos. É provável que você tenha a maioria deles, mas quase invariavelmente haverá algo que causará um desânimo momentâneo, seja alguma formação nova ou específica ou uma competência comportamental que você se questionará se tem ou não.

Em todos os jornais, especialmente na televisão, diariamente, são veiculadas matérias que falam da escassez de mão-de-obra qualificada no Brasil, mesmo com toda a iniciativa governamental e seus braços de atuação nos Estados, que oferecem capacitação básica por meio de cursos técnicos gratuitos.

As universidades não conseguem acompanhar a dinâmica do mercado que está cada vez mais exigente. Apesar de termos boas instituições, o movimento de "inserção mercadológica" do graduando não é satisfatório ainda para os padrões atuais.

Para nadar contra essa maré, é preciso estar ligado e conectado! Fazer cursos de atualização, cursos técnicos que também estão em alta, buscar aprender outros idiomas, dependendo das ambições e quem puder fazer, uma viagem internacional ou intercâmbio é muito valioso.

Uma dica para as pessoas que querem ficar por dentro do que acontece no mundo corporativo é explorar ao máximo as redes sociais profissionais. O Twitter oferece muitas janelas em que se pode conhecer novas oportunidades. A melhor das redes profissionais atualmente é o Linked In (www.linkedin.com), onde é possível participar de comunidades e buscar contatos estratégicos, seja para quem tem ou está iniciando o próprio empreendimento ou para quem quer uma boa oportunidade de trabalho.

Fique ligado no blog que, em breve, divulgaremos uma seleção dos melhores sites e blogs para quem está em busca de oportunidades!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário